Como limpar moedas antigas profissionalmente

como-limpar-moedas-antigas

Você sabia que limpar moedas antigas pode ter sérias consequências para o seu valor?

Nós te contaremos tudo sobre a decisão de limpar as moedas da sua coleção.

Não há colecionador de moedas que queira peças que mostrem traços de limpeza. Os colecionadores adoram a descoloração que vem com o tempo, o estado natural que ocorre ao longo dos anos. Muitas pessoas cometem o erro de tentar dar às moedas velhas um visual novo e brilhante.

Como limpar moedas enterradas, enferrujadas ou muito sujas? Aqui nós lhe dizemos.

Aprenda a vender suas Moedas Antigas

Como limpar uma moeda velha

As pátinas verdes ou marrons são indicativas da passagem do tempo. Os reflexos iridescentes que ocorrem em alguns delas as fazem subir de valor e nenhum colecionador pensaria em eliminá-los. Estes tons marrons, azuis ou dourados são testemunhas da antiguidade da moeda.

Obviamente, quando a moeda é nova, devemos tentar mantê-la em seu brilho original e preservá-la corretamente para que essas características não se percam. O metal é trabalhado e uma vez que uma moeda está em circulação – mesmo que apenas por um curto período –, ele perde aquele brilho interno do metal e a limpeza não fará com que ele volte. Pelo contrário…

Limpar moedas antigas enterradas… É uma boa ideia?

Na verdade, a primeira coisa a deixar claro é que, do ponto de vista numismático, na maioria dos casos, é um erro limpar moedas antigas.

Este tipo de limpeza pode ser devido a necessidades de estudo ou arqueológicas, mas deve ficar claro que a valorização econômica quase certamente vai mudar para pior. Se você estiver disposto a assumir esta consequência, pode ser do seu interesse dar continuidade à limpeza.

como-limpar-moedas-profissionalmente

Quando limpar as moedas?

Muitos colecionadores de moedas não compram uma moeda com sinais óbvios de terem sido limpas.

É aconselhável limpá-las apenas se estas circunstâncias estiverem presentes:

  • Quando a sujeira se acumula devido ao efeito do tempo e da circulação;
  • Se houver manchas;
  • Se elas são prateadas e estão oxidando;
  • A sujeira nas peças é o resultado de manuseá-las sem luvas (ver medidas de conservação no final do artigo);
  • Tais impurezas não estão fortemente presas à superfície da moeda.

Uma moeda deve ser limpa se ela tiver uma pátina?

A resposta é não. A pátina é muito importante, pois para muitos compradores é sinônimo de antiguidade. Se você fizer isso e danificar ou remover, é bem provável que sua moeda antiga caia um pouco no preço para os colecionadores.

Como limpar moedas antigas sem danificá-las

A fim de minimizar a perda do valor da moeda, vamos simplesmente usar:

  • Sabonete neutro: não há necessidade de comprar sabonete neutro especial. Contanto que tenha um pH neutro, isso será suficiente;
  • Água morna destilada: água quente nunca deve ser utilizada, pois pode danificar a moeda por possuir maior capacidade de descalcificação. Por outro lado, a água fria não vai limpar o suficiente;
  • Toalha macia: o algodão deve ser sempre evitado.

Limpeza das moedas: passo a passo

Se esta é a primeira vez que o fazemos, devemos começar com moedas pequenas para ganhar experiência.

  1. Primeiramente, vamos colocar a moeda sob uma corrente de água morna para que a sujeira da superfície – poeira, sujeira etc. – seja removida.
  2. Então aplicaremos o mais suavemente possível com os dedos uma pitada de sabão neutro em ambos os lados.
  3. Mantenha-os de molho por meia hora. Este tempo deve ser suficiente para remover a sujeira aderente.
  4. Finalmente procedemos a enxaguar com água morna destilada e secar a toalha.
como-limpar-moedas-de-1-real

Considerações importantes na limpeza de moedas

  • Não deve ser utilizado nenhum tipo de escova, por mais macia que seja. A única exceção é uma escova de fibra de vidro, se você quiser remover a terra das moedas recém escavadas. Cuidado: se as moedas tiverem uma pátina, seja verde ou preta, não toque nelas; você pode danificá-las irremediavelmente;
  • Se depois de limpas ainda vermos manchas que não sejam ferrugem, podemos usar um apagador macio para removê-las;
  • Nunca utilize produtos químicos líquidos ou em pó. Tampouco devemos usar algodão;
  • azeite de oliva pode ser usado para limpar moedas de cobre e bronze. Depois deixe-as secar para polir.

Aprenda a vender suas Moedas Antigas

Problemas de conservação mais comuns dependendo do metal

Antes de mais nada devemos saber quais metais ou metais estão presentes em nossa moeda, tendo em mente que geralmente são ligas de dois elementos. Este ponto é muito importante: você deve estar muito seguro do metal com o qual está lidando.

Como limpar Moedas de Ouro

Elas não apresentam grandes problemas, já que o ouro é um metal muito macio. Embora algumas pessoas achem aconselhável proteger estas moedas de ouro com uma fina camada de acrílico para evitar arranhões ou golpes, a verdade, só é necessário mantê-las devidamente protegidas.

Como limpar Moedas de Prata

Se podemos falar de um inimigo das moedas de prata, é o sulfeto de prata que aparece na sua superfície mais do que gostaríamos. Conhecida como névoa, é uma camada de tons amarelados que extingue o brilho do metal. Se deixado para agir, ele pode formar uma camada escura e destrutiva.

No caso de moedas recuperadas do solo, devemos ter cuidado com os cloretos de prata, facilmente visíveis pelos seus tons de terra branca e os restos de oxidação negra. Ambos os elementos são extremamente perigosos para a integridade da moeda.

O fato de a liga utilizada com a prata incluir o cobre pode causar perigosos efeitos corrosivos de difícil solução, como os cloretos de cobre. Depósitos de tons esverdeados atacam muito agressivamente, especialmente moedas recuperadas em escavações arqueológicas.

Limpeza de moedas de prata antigas

Podemos remover a ferrugem destas moedas com uma solução de água e bicarbonato. É importante não ir muito longe com o tempo de limpeza, pois podemos tirar muito brilho dela. Esse brilho não natural é sinônimo de perda de valor.

Como limpar moedas de Cobre

Esta tendência natural do cobre a oxidar provoca fenômenos de corrosão com bastante frequência.

Todos nós sabemos que uma moeda feita de metais nobres, ouro ou prata, tem a sua cor habitual. No entanto, uma moeda de liga com uma quantidade significativa de cobre desenvolve sempre uma série de pátinas.

Este tipo de moeda nunca deve mostrar a sua cor metálica se for um exemplar antigo e muito menos se a sua origem for arqueológica. Pelo contrário, deve mostrar a cor de sua pátina de óxido de cobre, geralmente em tons verdes e uniformemente distribuída na superfície.

Caso mostre sua cor metálica, é provável que tenha sido agressivamente limpa e, portanto, tenha perdido seu valor numismático. É importante deixar esta camada de óxido natural, pois se a retirarmos, deixamos a moeda sem proteção contra uma oxidação pior.

como-limpar-moedas-com-bicarbonato

Conservação da coleção de moedas

Aqui estão algumas boas práticas para preservar passivamente a nossa coleção de moedas:

  • Tenha muito cuidado com substâncias ou produtos que possam causar oxidação, deformação, etc.;
  • A coleta deve ser armazenada em um local sem mudanças bruscas de temperatura e umidade;
  • Enquanto as moedas de ouro quase não precisam de cuidados, as demais – prata, bronze, cobre ou ferro – são extraordinariamente sensíveis às condições ambientais;
  • Como regra geral, elas não devem ser limpas;
  • Nunca dê polimento ou derivados;
  • Revisão periódica da coleção para detectar eventuais problemas deve ocorrer de forma precoce e preventiva.

Outros itens que possam lhe interessar:

Marina Paes

Marina Paes

Especialista em investimentos, história e coleta de moedas em geral. Professora de Antropologia Cultural. Escreve em diversos meios digitais especializados em coleções, leilões e antiguidades. É membro da Sociedade Numismática Brasileira desde 1993.