Tudo sobre moedas de ouro – O melhor guia de 2020

moedas-de-ouro

O que é melhor… comprar barras de ouro ou moedas de ouro (moedas de lingote)? Aqui nós lhe diremos como obter seu ouro comprando e vendendo corretamente e ter um bom lucro quando você decidir vender.

Com a perda de confiança nos métodos tradicionais de investimento, como as bolsas de valores, nos últimos anos, houve um aumento na oferta de moedas de metais preciosos para investimento. Nós, como primeira opção, recomendamos moedas de investimento

  • que estão no mercado há muitos anos;
  • que têm a confiança de investidores e colecionadores; e
  • que são garantidas por governos de países muito estáveis e desenvolvidos.

Moedas de ouro: vantagens e desvantagens

Vantagens de investir em moedas de ouro

  • Todas as moedas da lista são vendidas como novas sem circulação, portanto, não há necessidade de se preocupar com seu estado ou peso. Todas elas estão no Estado da Casa da Moeda (MS) e seu preço está diretamente ligado ao preço do ouro por peso.
  • Elas são perfeitamente reconhecíveis no mundo todo, e há muitos investidores e colecionadores que escolheram este meio para ter uma reserva pessoal de ouro. Em caso de necessidade de venda, existe um mercado muito amplo de compradores e, sendo à base de álcool, as misturas não são um problema.
  • Há tanta concorrência que as casas da moeda estão sempre em busca de designs de alta qualidade e preços competitivos para colocar seu produto no mercado.
  • O ouro tende a subir quando outros bens caem, conseguindo um efeito estabilizador em sua carteira de investimentos.

Desvantagens

  • São lingotes de ouro com um design atraente, mas não têm tanta história por trás deles.
  • Elas podem ser um pouco mais caras do que algumas moedas de ouro não-bilionárias.
  • Elas podem ser roubadas se você não tomar medidas extremas de segurança.
  • Contra ações ou títulos, você não receberá dividendos ou juros periodicamente.
  • Dependendo do ciclo comercial, você pode ter que esperar vários anos para que o valor aumente.

Comprando Gold Bullion vs Gold Coins

Devido ao seu maior tamanho unitário e, portanto, custos de fabricação mais baixos, as barras de ouro ou lingotes têm premiums mais baixos do que as moedas de lingote. Naturalmente, isto também se aplica ao próprio lingote. Se estamos procurando um premium baixo, é sempre melhor comprar uma única barra de 1Kg do que 10 barras de 100g.

De fato, a quantidade de ouro é a mesma, mas os custos associados não são; daí o aumento do premium.

Descubra as moedas mais rentáveis em 2020
moedas-ouro-antigas

Onde começar a investir na compra e venda de ouro


Provavelmente a melhor estratégia ao começar a comprar e vender ouro é escolher moedas de ouro ou barras que tenham premiums baixos. Ao contrário do ouro em barras, que custa mais de $3.000 por unidade, barras de 10g ou barras ($400) e moedas de investimento se movimentam a preços mais econômicos, permitindo que você se ajuste a todos os tipos de orçamentos.

Entendendo o que é um premium de moedas bullion

O premium de uma moeda de ouro é um preço adicional cobrado acima do preço de mercado. Inclui os vários custos além do valor do material, tais como manuseio, cunhagem, embalagem, transporte, seguro em caso de acidentes, margens de corretagem e forma de entrega.

Embora a concorrência normalmente funcione bem e muitos vendedores cobram premiums baixos, é inevitável pagar este custo extra além do mero valor material. Favor observar que os próprios revendedores têm que pagá-los aos fabricantes. O objetivo é simplesmente comparar preços e buscar os premiums mais baixos.

Por que pode ser mais vantajoso comprar moedas de ouro do que um lingote?


Porque o premium associado a essas moedas está sujeito a grandes variações ao longo dos anos. Na década de 1960, por exemplo, os soberanos britânicos alcançaram premiums de até 40%. No caso do ouro, isso não acontece: o preço de compra é sempre o valor intrínseco do ouro.

Venda de moedas de ouro em barras


Tanto as moedas de ouro quanto os lingotes são suficientemente bons para que possamos preservar nosso capital e obter um bom retorno deles. Entretanto, você deve ter em mente que enquanto as grandes barras de ouro serão mais baratas devido ao seu baixo premium, as pequenas moedas e barras de ouro têm maior flexibilidade quando se trata de vendê-las. As barras de ouro menores, como 1 oz, 50 gramas e 100 gramas, e especialmente as moedas de ouro e prata, oferecem muito mais espaço.

Basicamente, as razões são as seguintes:

  • Quanto mais baixo o preço do produto que você quer vender, mais compradores potenciais.
  • Você pode vender seu investimento em partes separadas: se você precisar de dinheiro para investir em uma oportunidade, você pode dividir essas moedas ou pequenas barras e obter seu valor em dinheiro imediatamente. Por outro lado, se você tivesse peças grandes, não poderia vendê-las separadamente.

Tamanhos de moedas de ouro


Sempre que falamos de moedas de ouro, os tamanhos mais populares são frações de uma onça. Note que sempre que falamos de moedas de lingote estamos falando de onças troy (31,1g), não de onças regulares (28,3g). A maioria das moedas deste tipo segue o padrão Troy Ounce.

Tipos de moedas de ouro por tamanho

As moedas de ouro bullion são vendidas em frações de uma onça, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

As mais populares são as seguintes:

  • Onça
  • 1/2 onça
  • 1/4 de onça
  • 1/10 onça.


Todos estes tamanhos são muito versáteis e fáceis de armazenar. Não importa o que aconteça, são sempre valiosos e serão extremamente fáceis de vender…

Você quer saber por que eles vendem tão facilmente? Nós lhe diremos…

Por que é fácil vender moedas de ouro de um bom preço?

moedas-de-ouro (5)

Ao contrário das moedas numismáticas, é muito fácil saber o preço deste tipo de moedas e, portanto, vendê-las a um preço justo. No primeiro caso, se quisermos vendê-las a um colecionador comprador de moedas, você tem que ir a um profissional – online ou pessoalmente – que examinará a peça e lhe dará um preço de acordo com sua qualidade e estado de conservação.

No entanto, se optarmos pelas moedas em lingote, seu valor atual é público e aceito por todos.

Por que é melhor comprar diferentes moedas comemorativas de lingote?


Muito simples: se a margem de lucro do vendedor (premium) for muito pequena e o preço por unidade for praticamente o mesmo, vamos comprar uma moeda de ouro ou 20, será sempre melhor diversificar nosso investimento em moedas diferentes.

Quanto custa uma moeda de ouro


Como dissemos, os preços geralmente variam de acordo com o premium de custo excedente. Como referência, tomaremos as moedas de ouro Krugerrand, um bom exemplo para ter uma ideia dos preços. Neste caso, o premium geralmente é superior a 3,90% e os preços estão em torno dos seguintes valores:

TamanhoPreço em USD
1 onça$1,500
1/2 oz$800
1/4 oz$400
1/10 oz$10


Se você preferir mudar para uma faixa de preços mais baratos, os soberanos britânicos são uma escolha perfeita para investidores iniciantes. Com 7,98 gramas de ouro de 22k, estas moedas de ouro cunhadas pela Casa da Moeda Britânica podem ser adquiridas por aproximadamente $330.

Tipos de moedas de uuro


Se você gosta de colecionar e gosta de colecionar moedas de diferentes séries, as mais conhecidas são os coalas e kookaburras de prata australianos, os pandas chineses, as moedas do ano lunar chinês ou a Britannia.

Se você preferir que eles tenham sempre o mesmo desenho (apenas o ano varia), você pode optar por moedas de lingote que não variam suas séries, como a Filarmônica Austríaca, a Folha de Ácer Canadense ou a Águia de Prata Americana.

Aqui está a lista das moedas de lingote mais populares.

Krugerrand sul-africano

moedas-de-ouro (8)-surafrica

Desde que foi cunhada pela primeira vez em 1967 em Germiston (Joanesburgo), esta moeda de 22 quilates tem sido muito popular entre os compradores por causa de seu baixo premium e amplo reconhecimento mundial.

A Krugerrand da África do Sul foi a pioneira, e é provavelmente a mais reconhecida e prestigiosa do mundo.

Projetada como um meio de impulsionar a exportação de ouro sul-africano, ela tem sido produzida continuamente desde 1967. Junto com a Águia de Ouro, é a única moeda desta lista que não é feita de ouro de 24 quilates. É produzido com ouro de 22 quilates (91,7%), mas seu peso em ouro fino é exatamente o mesmo, uma onça troy.

Mapple Leaf canadense, objeto de desejo dos investidores em ouro

moedas-de-ouro (9)

Popularmente conhecida como folha de ácer, é uma das moedas de ouro mais procuradas pelos investidores em ouro. É uma das poucas moedas que não tem nenhuma liga, o que garante uma pureza de 99,9% e 24 quilates.

Considerada por muitos clientes como uma das mais belas onças de ouro de investimento, a Casa da Moeda canadense está introduzindo uma nova versão de sua conhecida onça de folha de Maple Leaf.

Possui uma pureza de ouro .9999, e é garantida pelo governo canadense tanto em peso quanto em composição. É uma das melhores opções para um investimento em ouro devido à sua popularidade e à confiança que criou, uma vez que o Maple Leaf de ouro tem sido emitido continuamente desde 1979.

Eagle americana

moedas-de-ouro (7)

Emitido pela Casa da Moeda dos EUA e com curso legal, o lingote Eagle 22 carat é a moeda de ouro americana mais amplamente reconhecida no mundo. Eles vêm em vários tamanhos, portanto, se o tamanho da onça for muito caro, você pode sempre comprar meia onça, um quarto de onça ou 1/10 oz.

Esta moeda não é um lingote de ouro puro de investimento. Com ela, a Casa da Moeda dos EUA está tentando combinar uma peça de coleta com uma peça de investimento em puro metal precioso.

Descubra as moedas mais rentáveis em 2020

Com uma pureza de ouro .917, é uma excelente oportunidade para obter uma moeda de ouro, que, como todas as moedas americanas, tem um alto potencial de revalorização para o mercado de colecionadores em poucos anos.

Filarmônica de Viena

moedas-de-ouro (10)

Conhecida como Filarmônica ou “Phili“, esta moeda de ouro é o principal produto da Casa da Moeda austríaca. Foi lançada em 1989 como uma homenagem à renomada Orquestra Filarmônica de Viena, e é feita exclusivamente de ouro de 24 quilates da mais alta pureza. É uma das moedas de lingote mais comercializadas na União Europeia.

A moeda de ouro da Filarmônica austríaca é outra moeda de lingote reconhecida internacionalmente. A primeira vez que ela chegou ao mercado foi em 1989, e desde então tem sido produzida continuamente pela Casa da Moeda de Viena.

Presta homenagem ao que é talvez a orquestra filarmônica mais famosa do mundo. Seu desenho, um dos mais originais e reconhecíveis de todas as moedas de investimento em ouro, mostra no anverso o Grande Órgão do Salão de Ouro do Musikverein, lar do famoso Concerto de Ano Novo.

Britannia

moedas-de-ouro (3)

Esta impressionante moeda de ouro britânica cunhada pela Casa da Moeda Real foi a primeira moeda de investimento europeia, em 1987. As moedas de ouro Britannia são muito populares no Reino Unido, pois estão isentas de imposto sobre ganhos de capital até que sejam vendidas. Uma versão prateada foi lançada em 1997 e uma versão em platina em 2017.

Esta moeda de ouro tem um pouco menos de história do que as anteriores, mas tem a vantagem de ser garantida por uma das casas da moeda mais prestigiadas do mundo.

A Casa da Moeda Real em Londres foi fundada em 886 DC. É o produtor de moedas de ouro tão importante no mundo inteiro quanto o Soberano do Ouro ou a Guiné. Em 1987, esta casa da moeda introduziu a moeda Britannia no mercado do ouro de investimento, que representa uma encarnação das ilhas com a imagem da deusa guerreira Boudica.

Utilizado na numismática britânica desde 1672, presta homenagem às moedas de ouro romanas do primeiro século AD, onde esta alegoria já aparecia.

Panda 2020 – China

moedas-de-ouro (3)

O panda chinês também é uma moeda bullion com muito prestígio internacional, e talvez uma reputação que não é inteiramente merecida. Vamos tentar explicar este último ponto.

O panda chinês tem a reputação de ser uma moeda com um potencial muito alto de valorização. Isto porque é a moeda de investimento em ouro mais popular no mercado asiático, e em seus primeiros anos de emissão, nos anos 80 e 90, sua circulação no formato de onça de prata era muito baixa.

Por causa disso, é comum ver onças de prata chinesa de 20 anos sendo vendidas a preços de várias centenas de dólares. Entretanto, esta revalorização é um pouco enganosa. As emissões que antes tinham dezenas de milhares de unidades agora têm dezenas de milhões, portanto o potencial de revalorização não é tão grande.

Entretanto, se nos livrarmos da ideia de que vamos ficar ricos, e vê-la como o resto das moedas que estamos descrevendo, como um metal de investimento, podemos desfrutar de um dos desenhos mais atraentes e reconhecíveis em numismática dourada.

Como e onde comprar moedas de ouro


Já sabemos que existem muitos comerciantes honestos e respeitáveis e locais de compra que oferecem preços de mercado que estão de acordo com a realidade. Entretanto, como em todas as áreas, também podemos encontrar pessoas e estabelecimentos que fingem nos enganar e vender moedas de ouro acima de seu valor real. Considerando o preço… é um grande negócio para eles.

Moedas de ouro antigas vs. moedas de ouro de lingote


Para fazer um bom investimento, não faz muito sentido diferenciar entre moedas de ouro antigas e moedas de lingote ou lingote. De fato, existem moedas de ouro de todos os tipos, incluindo moedas de ouro antigas e antigas com muito pouco valor em ouro e ainda muito valor numismático.

Em resumo, faz mais sentido diferenciar entre moedas com valor em ouro e moedas com valor numismático. Continue lendo para ver a diferença.

Vendedores de moedas de ouro com reputação


Antes de investir em qualquer uma dessas moedas metálicas preciosas, você deve fazer uma pequena pesquisa no terreno em que está se mudando e tirar proveito do conhecimento de uma terceira pessoa ou estabelecimento.

moedas-de-ouro (3)

A idéia é obter uma segunda opinião, e melhor se você for altamente qualificado na compra de moedas. De acordo com os especialistas na compra e venda de moedas de metais preciosos, é necessário conhecer e confiar em seu negociante de moedas para que ele possa ajudá-lo a tomar decisões razoáveis.

Onde comprar moedas de ouro


Portanto, a primeira coisa que você deve verificar é que o vendedor de moedas está associado a uma associação ou guilda profissional do setor, como a Guild of Professional Numismatists nos EUA. Neste caso, para se tornar um membro, os associados devem obedecer a um rigoroso Código de Ética que os obriga a seguir certos códigos de conduta ao comprar e vender mercadorias de ouro numismático.

Como comprar ouro online

A fim de obter um bom investimento, devemos estar cientes disso:

  • O custo real do mercado por onça de ouro;
  • A diferença entre o valor do ouro e o valor numismático de uma moeda de um lingote;
  • A forma de entrega da mercadoria.


Como saber o preço do ouro


Todo investidor deve saber que as moedas de ouro são negociadas a um pequeno premium sobre o preço real deste nobre metal. Isto porque os governos que cunham estas moedas cobram uma taxa adicional por sua fabricação. Neste caso, o preço do ouro é baseado em 100 onças ou mais de 0,999 barras de ouro fino. As moedas de ouro geralmente variam de 1/10 a 1 onça troy negociadas a um premium de 3% a 15%; dependendo da moeda, seu tamanho (1/10, 1/4, 1/2 ou 1 onça completa), e a quantidade comprada.

Muitos vendedores de moedas de ouro vendem geralmente a onça da American Eagle a um premium de 4-5% sobre o valor de mercado do ouro. Estes revendedores também os compram de seus clientes a um preço que é 2-5% inferior ao preço de venda. De fato,

  • Moedas da American Eagle,
  • Moedas de ouro francesas,
  • Maple Leafs do Canadá e
  • Krugerrands sul-africanos

são apenas algumas das moedas de ouro mais procuradas. Procure sempre o melhor preço se você pretende fazer um bom negócio em sua compra.

moedas-de-ouro (3)

Moedas de ouro vs. Moedas de colecionador

É essencial ser capaz de distinguir entre as moedas de ouro, cujos valores geralmente flutuam de acordo com o preço do ouro, e as moedas de ouro numismáticas, que devido à sua raridade ou interesse podem carregar um premium de colecionador significativo baseado na oferta e demanda atual do mercado de colecionadores de moedas.

Às vezes, este premium numismático pode ser bem superior a milhares de dólares sobre o valor de ouro da moeda. Estes tipos de moedas raras, cuja pureza de material é pública e reconhecida mundialmente, são muito procurados e muito bem cotados.

Como é feita a entrega


Em condições normais, o recebimento de moedas não deve exceder 14 dias, se estivermos falando do mesmo país. Caso você compre no exterior, os prazos podem ser muito mais longos. Se houver algum problema com o estoque, o revendedor deve informá-lo de que pode haver atrasos. De fato, as associações comerciais, dado o alto preço das mercadorias, não recomendam que as moedas de ouro sejam armazenadas por muito tempo, mas que sejam depositadas nas instalações de um custodiante independente e autorizado.

Uma vez recebidas as mercadorias e durante a viagem até o local final, você deve tomar extremo cuidado e considerar solicitar uma escolta.

Marina Paes

Marina Paes

Especialista em investimentos, história e coleta de moedas em geral. Professora de Antropologia Cultural. Escreve em diversos meios digitais especializados em coleções, leilões e antiguidades. É membro da Sociedade Numismática Brasileira desde 1993.