As 10 melhores moedas de prata para investir – Tipos e preços – Guia 2020

moedas-de-prata

Uma coleção de moedas de prata é um meio de investimento e refúgio utilizado por cada vez mais pessoas a cada dia. Não é sem motivo que a prata tem sido o dinheiro por excelência desde a antiguidade clássica, e embora não seja mais usada para cunhar moedas de circulação, é um dos meios mais seguros de investimento e proteção contra os caprichos do mercado moderno.

Um investimento em prata pode nos fazer muito dinheiro, pois é um metal com um preço bastante volátil. No entanto, ela tem mantido uma tendência geral de aumento por muitos séculos, embora seus picos sejam frequentemente muito mais vistos do que as moedas de ouro.

4 razões para investir em moedas de prata

1-moedas-prata

1. Prata é igual a dinheiro


O investimento em moedas de prata tem uma grande vantagem. Apesar de vivermos em uma época em que o dinheiro tende a desaparecer, este metal tem sido um meio de troca socialmente aceito há cerca de 2.500 anos. Está profundamente enraizada na mentalidade do homem a equivalência ‘prata = dinheiro’.

Descubra as moedas mais rentáveis em 2020

2. O preço da prata é um elemento estabilizador


Além disso, é um elemento estabilizador nos mercados globais. Quando outros meios de investimento (bolsa de valores, títulos, imóveis) têm uma tendência decrescente, metais preciosos, como a prata, tendem a subir.

3. É um investimento discreto


Também nos permite alguma privacidade. Ao contrário de outros investimentos, podemos armazenar prata em nossa casa e ninguém precisa saber o que temos armazenado.

4. Você pode tirar proveito de períodos de volatilidade


Finalmente, a volatilidade deste metal também deve ser destacada. Enquanto o ouro tende a ter um preço muito estável nos mercados, a prata tende a replicar seu comportamento, mas de uma forma muito mais volátil. Isto pode fazer com que os investidores em moeda prata ganhem muito dinheiro.

As moedas de prata para investimento ou o lingote: qual é melhor?

Como no caso do ouro, o lingote de prata terá um prêmio menor sobre o preço do peso. Custam muito menos para produzir, não têm os desenhos atraentes que os produtores incorporam nas moedas de lingote, e não há necessidade de ter tanto cuidado com seu acabamento.

2 moeda-em-prata

Entretanto, recomendamos a coleta de moedas de prata. Devido ao seu tamanho, podemos armazenar grandes quantidades de moedas em um espaço pequeno, elas são acessíveis para todos (algumas são até mesmo muito baratas). Além disso, elas nos permitirão ter um investimento muito divertido de coleta, pela enorme variedade de desenhos, tamanhos e formas que temos hoje no mercado.

Como iniciar um investimento em moedas de prata?

Se analisarmos qual é a melhor maneira de maximizar os lucros de um investimento em moedas de prata, parece que chegamos à conclusão de que o ideal é comprar módulos muito grandes, nos quais o prêmio é menor. Desta forma, poderemos pagar menos por cada grama de prata e, ao vender, obter um retorno potencialmente maior.

No entanto, não recomendamos esta estratégia. É muito simples. Quando compramos uma barra de prata de 15 kg, pagaremos muito pouco sobre o preço do peso. O problema estará em vender, encontrar um comprador que esteja disposto a nos pagar os US$ 6.000 que custam 15 kg de prata.

Se, por outro lado, concentramos nosso investimento em moedas com módulos menores, tais como 1 onça troy ou 2 onças troy, é muito fácil encontrar compradores potenciais. Está ao alcance de cada bolso gastar $20-$25 em uma moeda de prata de uma onça, ou $50 em uma moeda de duas onças.

3-moedas-de-prata-do-brasil

Ao vender a um comprador profissional de metais preciosos, o preço recebido será sempre menor do que o preço ao peso desse metal. Entretanto, se conseguirmos atrair colecionadores particulares, temos uma possibilidade real de vender uma parte de nosso investimento/coleta adicionando um pequeno prêmio ao peso das moedas, já que muitas séries são reavaliadas ao longo do tempo.

Os tamanhos mais comuns de moedas de prata

Ao contrário das moedas de investimento em ouro, as moedas de investimento em prata tendem a ser maiores em tamanho devido ao menor custo do metal. Os módulos mais comuns nas moedas de prata são

  • 1 quilograma
  • 5 onças troy
  • 2 onças troy
  • 1 onça troy

Diferentes ou todas iguais?

Recomendamos a compra de moedas de prata com um desenho diferente por uma razão simples. Normalmente, as moedas de prata têm muito pouca variação de uma série para outra. O preço deles muda apenas alguns centavos ou muito poucos dólares.

4-moedas-de-prata-antigas

Vantagens de investir em diferentes moedas

  • Além de um investimento, pode ser muito divertido e muito estético coletá-los.
  • Se você decidir vender a coleção no futuro, o preço mínimo será sempre o preço a pesar, mas provavelmente alguns espécimes foram apreciados ao longo dos anos.

Série que podemos coletar em moedas de prata


A beleza de uma coleção é que ela é diversa, e você pode explicar aos membros da família ou conhecidos sua pequena história. O que o fez decidir sobre essas moedas em particular, que são as peças que as compõem. A escolha de uma série é algo muito pessoal, mas podemos propor alguns exemplos:

  • Coletando uma série: há moedas que mudam seu desenho a cada ano. Estas moedas têm um maior potencial de revalorização, pois os novos colecionadores tendem a procurar os anos que saíram quando ainda não tinham começado. Os exemplos mais típicos seriam o Panda chinês, ou o Koala australiano ou Kookaburra.
  • Coletando diferentes países: muitas dezenas de países nos cinco continentes emitem hoje moedas de prata para investimento.
  • Colecionar um tema: por exemplo, moedas com barcos, ou moedas com animais. Este tema é geralmente do agrado do próprio colecionador.

Vantagens da compra de moedas de lingote em relação à coleta de moedas antigas

  1. Uma coleção de moedas antigas requer o conhecimento do mercado. Uma coleção de moedas de ouro de prata não requer esse conhecimento.
  2. Não precisamos saber como identificar os diferentes estados de conservação. Todos são vendidos em estado Brilhante Não Circulado (BU) ou PROOF.
  3. Enquanto uma coleção de moedas antigas pode ter mais potencial de revalorização, a revalorização das moedas de lingote é proporcional ao preço da prata. A prata foi reavaliada por milênios e é considerada pela sociedade como dinheiro, e nada sugere que isso mudará a médio ou longo prazo.

Qual é o preço de uma moeda de prata?

O valor de uma moeda de investimento em prata é muito fácil de calcular. Estará sempre ligado ao preço do metal ao peso, ao qual deve ser acrescentado um prêmio.

Este prêmio é o custo de produção da moeda. Uma moeda de prata não carrega apenas o metal de que é feita. Também tem um trabalho por trás: tem um desenho feito por um gravador, tem o custo de produção dos cunhos, tem o custo de distribuição das moedas.

O prêmio sobre o preço será sempre constante ao longo do tempo. Por exemplo, se um Krugerrand sul-africano custa o preço da prata com um prêmio de 10%, no dia em que a prata estiver a $15/oz, a moeda custará $16,5. Em contraste, no dia em que a prata custar $25/oz, a moeda custará $27,5.

Como referência geral, podemos nos aproximar que o custo das moedas de prata mais comuns é o seguinte:

MoedaPreço (USD)
1 Onça$20
2 Onça$40
10 Onças$180-$200
1 Quilograma$600-$650

1 onça de moedas de prata, a série mais popular


Forneceremos uma lista de algumas das moedas de prata de investimento mais populares que possuem desenhos que mais gostamos.

Descubra as moedas mais rentáveis em 2020

#1 American Silver Eagle (EUA)

5 silver-eagle-prata

A moeda de investimento de prata da maior potência mundial. Você não precisa de muito mais informações. Foi emitida pela casa da moeda americana pela primeira vez em 1986, e continua ininterruptamente até hoje com o mesmo design.

#2 Panda (China)

6-panda-prata-moeda-china

Todos os anos o governo chinês emite uma moeda de prata comemorativa com imagens de seu animal mais característico: o urso panda. Os projetos mudam a cada ano, o que é uma boa maneira de iniciar uma série muito atraente para o colecionador. Tenha cuidado, pois estas moedas não pesam uma onça troy (31,15g), mas são emitidas em um formato de 30g.

#3 Kookaburra (Austrália)

7 prata-kookaburra-australia

A Perth Mint emite séries anuais com animais característicos da geografia australiana. Esta foi sua primeira série, e é a mais característica. Ela está no mercado desde 1990, e os projetos são renovados a cada ano.

Aqui você pode ver mais sobre as moedas australianas.

#4 Koala (Austrália)

8-moedas de prata pura-koala

A série de koalas prateadas é o complemento ideal para a série kookaburra. Como este último, ele renova seu design a cada ano e, por causa de seu reduzido prêmio sobre o valor, é muito apreciado pelos colecionadores.

#5 Série Lunar (Austrália)

9-moedas-de-prata-valor

Inicialmente projetada para o mercado asiático, a Casa da Moeda de Perth está lançando uma moeda comemorativa representando o animal do horóscopo chinês para coincidir com o Ano Novo chinês. No ano de 2020, a terceira série começou com o rato, uma série que será concluída em 2031.

#6 Arca de Noé (Armênia)

10-moedas-de-prata-brasileiras

A questão do metal precioso deste pequeno país conseguiu criar um nicho para si mesmo no mercado altamente competitivo de moedas de investimento. Seu design atraente, representando a Arca de Noé, a torna muito reconhecida mundialmente.

#7 Libertad (México), a moeda de prata mexicana

11 moneda-de-plata-mexicana-libertad


Um país com tanta prata em seu território quanto o México não deve faltar nesta lista. O governo mexicano emite a onça de prata Libertad, uma moeda de prata do México com um dos acabamentos mais bonitos deste tipo de peça. Quer você seja um coletor ou um investidor, certamente não ficará desapontado.

#8 Britannia (Reino Unido)

12-moedas-prata-antigas-britannia

Outra moeda de investimento de prata quintessencial. A Casa da Moeda Real é responsável pela emissão da Silver Britannia, uma alegoria da deusa guerreira Boudica, com um valor nominal de 2 libras esterlinas.

#9 Krugerrand (África do Sul)

13 krugerrand-de-prata

A krugerrand de ouro é provavelmente a rainha das moedas de investimento de ouro em barras. Desde 2017, em comemoração de seu 50º aniversário, sua versão prateada também foi emitida, que é muito mais acessível, mas igualmente reconhecível.

#10 Maple Leaf (Canadá)

14 moeda-bullion-prata-maple

Terminamos esta lista com outra das moedas mais reconhecíveis no mercado de investimentos em metais preciosos. O governo canadense tem emitido sua onça de prata desde 1988, com uma representação da folha de sua árvore nacional, o ácer.

Aqui você pode ver mais sobre as moedas canadenses.

Nós o encorajamos se você estiver pensando em começar uma coleção de moedas de prata para fazer alguma pesquisa. Somos afortunados por haver muitos países que atualmente os emitem. Não podemos colocá-las todas por causa do espaço, mas existem outras séries tão atraentes quanto as que descrevemos. Para mencionar alguns dos que deveriam constar desta lista:

  • Moedas de Elefante de Prata (Somália)
  • The Silver Chiwoo Cheonwang (Coréia)
  • Série “Vida Selvagem” em prata (Ruanda)
  • Star Wars ou série de moedas de prata da Disney (Niue)

Como armazenar uma coleção de moedas de prata


As moedas de prata devem ser sempre armazenadas em cápsulas. Além disso, devemos levar em conta a qualidade das cápsulas, não recomendamos comprá-las de marcas desconhecidas apenas para economizar alguns centavos. Nossa melhor opção é sem dúvida as cápsulas da Leuchtturm, uma empresa alemã com experiência e qualidade comprovadas no mercado numismático.

Há várias maneiras de apresentar uma coleção de moedas de prata, vamos revisá-las:

  • Folhas de encapsulamento: são folhas de álbum de plástico semi-rígidas preparadas para armazenar cápsulas redondas ou quadradas. Eles têm a vantagem de ocupar muito menos espaço do que bandejas ou monetárias, além de terem uma apresentação muito boa. É também o sistema de armazenamento de cápsulas mais barato.
15-moedas-prata-proof
  • Bandejas: as marcas vendem bandejas com orifícios para colocar nossas cápsulas. Estas bandejas são empilháveis, e podemos acessar todas as moedas de nossa coleção sem ter que virar as páginas do álbum.
16-moedas-de-prata-americanas
  • Monetário: o rei do armazenamento da coleção de moedas. É um móvel, normalmente feito de madeira, com bandejas dentro. Ela tem a vantagem de uma apresentação imbatível. Mas a desvantagem é que ele é o sistema mais caro de todos.
17-moedas-prata-olimpiadas-2016

Onde comprar moedas de prata on-line – Fornecedores de garantia

Há muitas lojas on-line que negociam em metais preciosos e moedas de investimento. Vamos enumerar alguns, todos eles são confiáveis, e só porque não aparecem não significa que não sejam:

Saiba como comprar ouro abaixo de seu preço de mercado
Na Europa:

  • Apmex.com
  • Jmbullion.com
  • Moneymetals.com
  • Providentmetals.com

Alguns têm, além do serviço de courier, um serviço de armazenagem. Este serviço é ideal se nossa intenção é comprar algumas moedas de cada vez. Desta forma, conseguimos evitar que os custos de transporte tornem nossas compras muito caras.

Como enviam os pacotes de moedas de prata?


As empresas que compram e vendem metais sabem que o conteúdo de suas remessas é sensível por causa de seu alto valor.

Normalmente, estas empresas são muito profissionais e enviam os pedidos em caixas de papelão genéricas sem indicação externa de seu conteúdo, e fixadas com fitas adesivas especiais antiquebramento.

Eles também oferecem diferentes seguros, pelos quais garantem que o conteúdo do pedido sempre chegará ao comprador sem manipulações externas.

Marina Paes

Marina Paes

Especialista em investimentos, história e coleta de moedas em geral. Professora de Antropologia Cultural. Escreve em diversos meios digitais especializados em coleções, leilões e antiguidades. É membro da Sociedade Numismática Brasileira desde 1993.