Onde Vender moedas antigas (atualizado até 2020)

onde vender moedas antigas

Neste artigo vamos apresentar quais são as melhores opções onde vender moedas antigas com o máximo de lucro e sem sustos de última hora.

Aqui você vai aprender:

  • Dicas essenciais que você deve saber para vender suas moedas com sucesso;
  • Os melhores sites e aplicativos da rede de compra e venda;
  • As lojas perto de você que são mais apreciadas pelos clientes.

Eu quero vender moedas antigas… O que você deve saber?

Ao vender moedas on-line, é importante considerar os seguintes aspectos que podem tornar a venda um sucesso ou um fracasso.

Passe apenas 5 minutos lendo este guia e você aprenderá a não vender suas moedas antigas abaixo do preço delas.

Descubra as moedas mais rentáveis em 2020

Como vender moedas antigas

Você tem moedas antigas (velhas) e não sabe o que fazer com elas? Conseguir uma boa venda na sua colecção não é complicado. Basta seguir estas dicas.

onde vender moedas

Dica 1: Descreva as moedas de forma clara, simples e correta

Faça uma descrição correta das suas moedas. Isto não significa fazer uma descrição digna de um especialista em numismática. Deve ser simplesmente tão relevante quanto possível. Eles são considerados dados essenciais:

  • material e a pureza da moeda;
  • data de emissão;
  • Muito importante: indicação correta do estado de conservação.

Descubra como reconhecer o estado de conservação das suas antigas moedas

Seja o mais honesto possível, você se poupará de muitos problemas se suas descrições do status de suas moedas seguirem fielmente as indicações desta tabela.

Se você achar queainda não está claro, você pode ver vários exemplos de como catalogar os status das moedas.

Clique para saber mais sobre o estado de conservação das moedas

FC – FLOR DE CUNHO

Não deve mostrar nenhum tipo de sinal de trânsito. Deve manter o brilho original do processo de cunhagem no campo. Borda perfeitamente cilíndrica, sem amolgadelas ou cortes. Todos os detalhes da cunhagem. Não há sinais de limpeza física ou química da moeda.

quero-vender-moedas-antigas

S – SOBERBA

De acordo com especialistas, deve mostrar 90% dos detalhes originais da cunhagem. É necessário mostrar no campo um certo brilho característico da cunhagem e uma borda com imperfeição inferior a 10% do original. Certos sinais de limpeza são permitidos, mas sem arranhões ou manchas no seu campo.

MBC – MUITO BEM CONSERVADA

Até um mínimo de 70% dos detalhes da cunhagem original, desde que o desgaste seja homogêneo. Imperfeição de borda de no máximo 20%. Alguns sinais de limpeza são permitidos, mesmo pequenos vestígios de arranhões ou manchas em seu campo.

BC- BEM CONSERVADA

Você deve manter pelo menos 50% dos detalhes originais, com ênfase especial em letras e números. Elementos como a lenda e a data de emissão devem ser facilmente visíveis. A imperfeição da borda de um máximo de 30% de sua aparência original.

R – REGULAR

É necessário um mínimo de 25% dos detalhes da cunhagem original, distribuição irregular das imperfeições em seu campo e seu bordo. A lenda e a data da cunhagem devem ser observadas com a ajuda de lentes.

UTG – UM TANTO GASTA

Você só pode ver a silhueta da figura ou busto original e as letras ao seu redor. Exceto por algumas moedas raras antigas, elas não são colecionáveis.

 >1010987654321
BrasilFCS/FCSMBC/SMBCBC/MBCBCR/BCRUTG
PortugalSOBBELA/SOBBELAMBC/BELAMBCBC/MBCBC   
MundoUNCAUXFVF/EFVFF/VFFVGGPOOR
BentesFDCeFDCSOB –MBC –BCRUTG

Dica 2: Tire uma boa foto

Não é necessário ter um grande estúdio fotográfico, basta seguir estas instruções:

  • Iluminação correta: tente evitar sombras;
  • Foco perfeito e nitidez: sem desfocar;
  • Com resolução suficiente: utilize a função macro da sua câmara ou smartphone (o símbolo é normalmente uma flor). A imagem seguinte é um exemplo de excelente qualidade de imagem numismática.
Pros
Você deveria conseguir algo assim…
onde vender minhas moedas das olimpíadas

Dica 3: Venda-as em lotes ou grupos

Se você estiver com pressa para vender suas moedas mais valiosas – ou notas antigas -, agrupe-as em pequenos lotes de 5, 6, 7 moedas. Se as moedas tiverem um baixo valor unitário, você pode fazer lotes de 50 moedas. Há uma regra: quanto mais pressa você tiver, mais moedas no lote. Se você não tiver pressa, venda-as uma a uma, pois irá maximizar seus lucros.

Dica 4: Evite intermediários, venda apenas a verdadeiros compradores de moedas antigas

Você deve encontrar colecionadores confiáveis e profissionais de moedas antigas. Eles lhe pagarão um preço justo, enquanto revendedores e revendedores lhe darão apenas 10-25% do que elas valem. Como você pode distingui-los? Muito simples: você saberá pelo preço que eles lhe oferecem. Cuidado ao colocar anúncios como este: eu quero vender moedas antigas. A possibilidade de lhe oferecerem muito pouco dinheiro para as suas peças é muito alta.

Colecionador
Se ele lhe oferecer um preço mínimo de cerca de 70-80% do valor que você ofertou, é muito provável que ele seja um verdadeiro colecionador.
Intermediário
Se ele lhe oferecer preços muito baixos: 10-25% do preço, muito provavelmente é um intermediário que quer fazer um bom negócio às suas custas.

Dica 5: Compre e venda sempre em locais públicos

Se você não conhece a outra pessoa, já que são bens valiosos, é sempre melhor fazer a venda física em locais públicos.

Dica 6: Ofereça-lhe outras moedas da sua colecção

Oferecer ao comprador outras moedas ou notas que você tem é geralmente uma ótima ideia. Tenha em mente que fazer parte da sua lista de compradores de moedas antigas provavelmente irá te comprar mais moedas. Comprar moedas de ouro ou prata é geralmente um objetivo para cada colecionador.

Dica 7: Procure por eventos numismáticos

Em praticamente todas as capitais e cidades importantes do mundo, são realizadas reuniões, eventos ou feiras de colecionadores de moedas. Estes tipos de ocasiões são perfeitos para vender suas moedas, já que pode leiloar sua coleção de moedas para vários compradores ao mesmo tempo.

onde posso vender moedas

Onde posso vender moedas antigas perto de mim

  • Busca en Google: numismatica sua_cidade
Clique para conhecer o CONSELHO MAIS IMPORTANTE

7+1 DICA BÁSICA: A REPUTAÇÃO ONLINE

No mundo digital, a reputação é tudo. Não poder contar com opiniões frente a frente, críticas, críticas e avaliações de outros usuários são a principal indicação da seriedade e profissionalismo do colecionador. Felizmente, praticamente todos os sites e aplicativos que indicamos têm um sistema para avaliar compradores e vendedores de moedas.

Descubra as moedas mais rentáveis em 2020

Onde eles compram moedas velhas

Aqui está uma colecção dos melhores sites online para comprar e vender a sua colecçãoEscolha cuidadosamente o seu comprador e descubra a sua reputação antes de comprar ou vender. Se você está procurando por sites que vendem este tipo de moedas, leia o que temos a dizer.

Onde vender moedas de colecção: os melhores sites online

Embora existam muitos lugares para comprar e vender moedas antigas, nem todos são iguais. Confira nossa lista de lugares para vender moedas antigas.

TodoColección Moedas

onde-eu-posso-vender-moedas-antigas

Tem um grande catálogo de moedas e notas antigas para facilitar ao máximo a venda das suas moedas. Graças também à enorme quantidade de compras e vendas que são feitas, você pode ter uma boa ideia do valor das suas moedas antigas.

Este conhecido portal de vendas de antiguidades tem uma seção dedicada à compra e venda de moedas, com quase meio milhão de moedas à venda. Por isso, TodoColección é um dos principais sites do mundo de língua espanhola onde muitos colecionadores compram moedas antigas.

Um lugar onde compram moedas de ouro

Está se perguntando como comprar um tudo-em-um? Em geral, todos os vendedores que têm muitas críticas e avaliações positivas são bons. No que diz respeito à garantia, cada coleção oferece segurança suficiente para a compra e venda de moedas.

Catawiki, um site para vender moedas de colecção

onde-vender-moedas-estrangeiras

O site holandês de leilões online também permite que você venda moedas para colecionadores espanhóis ou mexicanos. Tem também um serviço online de avaliação de moedas para descobrir o preço das moedas antigas que funciona relativamente bem. O único problema é que o valor mínimo do lote é de 75 dólares americanos e a comissão é bastante elevada: aproximadamente 12%.

Milanuncios

quero vender moedas

Neste site para compra e venda de todo o tipo de produtos de segunda mão também se podem encontrar numismatas que recolhem moedas e notas de valor. Neste caso, não há intermediário como nos sites anteriores, já que Milanuncios é simplesmente uma tabela de venda e compra.

Atenção: Não tem um sistema de avaliação do comprador.

Quem compra moedas velhas? Mercadolibre Brasil

a-onde-vender-moedas-antigas

Grande mercado para a troca de peças antigas e moedas de coleção para Brasil, os Estados Unidos, México e América em geral. Site confiável na qual você tem que levar em conta, como sempre, a avaliação online das pessoas com quem você está lidando.

Ebay

valor-moedas-50-anos-banco-central

Estamos falando do site de leilões online número 1 do mundo. Como não poderia ser de outra forma, tem uma seção para a venda de moedas e notas de valor antigas. Como curiosidade, você pode encontrar à venda muitas moedas romanas autênticas.

Foronum, o fórum de colecionadores de moedas por excelência

onde-vender-minhas-moedas-antigas

É o fórum número 1 em língua espanhola para a troca de moedas. A única desvantagem é que, às vezes, isso leva a uma compra e venda lenta e trabalhosa. No entanto, é um lugar perfeito para localizar profissionais e colecionadores sérios. Perfeito para vender peças estrangeiras.

Os 3 melhores aplicativos para venda

Não existem aplicativos especializados para a compra e venda deste tipo de moedas, por isso são normalmente utilizadas aplicativos gerais. Nestes casos, você tem que ter cuidado com o tipo de comprador/vendedor com o qual você está lidando. Como sempre: dê uma boa olhada na reputação deles e cuide da sua.

Depop

onde-vender-moedas-valiosas

Aplicativo de vendas que funciona bastante bem devido à sua popularidade. Tendência a ter preços muito baixos.

OfferUp

quero-vender-moedas

Aplicativo geral que lhe permite vender qualquer objeto diretamente. Você tira a foto, carrega-a para o aplicativo e recebe ofertas.

5 miles

onde-vender-minhas-moedas

Um aplicativo para o mercado móvel que até recentemente recebia muito boas críticas. Esperamos que em futuras atualizações a aplicação melhore.

Outros artigos relacionados que lhe possam interessar:

Fonte: “Livro das Moedas do Brasil” , Sociedade Numismática Brasileira

Marina Paes

Marina Paes

Especialista em investimentos, história e coleta de moedas em geral. Professora de Antropologia Cultural. Escreve em diversos meios digitais especializados em coleções, leilões e antiguidades. É membro da Sociedade Numismática Brasileira desde 1993.